Casos confirmados de coronavírus em Itabira chegam a 101

3 [ad_1]

O número de casos confirmados de coronavírus em Itabira chega a 101 nesta quinta-feira (21). A informação foi transmitida pela Secretária Municipal de Saúde, Rosana Linhares, durante uma live feita para traçar o panorama da doença no município. De acordo com a secretária, apenas hoje, 57 novos casos foram registrados de Covid-19. Todas as pessoas testadas positivamente na cidade cumprem isolamento domiciliar, segundo Rosana.

Ela afirma que o salto no número de casos confirmados de coronavírus em Itabira, do dia 20 até esta quinta,  deu-se a partir da testagem em larga escala feita pela Vale em seus funcionários. Conforme a secretária, dos 101 casos positivos da Covid-19, 84 foram detectados nos trabalhadores da mineradora. Rosana afirma que todos eles não apresentavam sintomas.

“O início de uma testagem em maior volume em pessoas com sintomas leve ou sem sintomas, em um grupo fechado, o alto percentual já é esperado. Além disso, nós já tínhamos um dado esperado de 8 mil infectados em Itabira”, disse a secretária.

Rosana afirma que o Ministério da Saúde não orienta o setor público a fazer testagem em larga escala, no entanto, ela afirma que qualquer empresa pode realizar o teste em seus funcionários, contando que esteja alinhado com a Vigilância Epidemiológica do município. A secretária aponta que é inviável o município testar os 120 mil habitantes, tanto do ponto de vista econômico quanto operacional, já que seria necessário refazer o teste de 15 em 15 dias em toda a população.

O conteúdo continua após o anúncio

A secretária pediu a população que continue tomando as devidas precauções para prevenir o vírus e disse que o cenário sem aglomerações e com o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel será o “novo normal” para os itabiranos. Veja a live completa

Boletim Coronavírus Itabira 21/05
Boletim Coronavírus Itabira 21/05

Testes 

Para ampliar a detecção do novo coronavírus em Itabira, a Prefeitura adquiriu, em abril, 10 mil kits diagnóstico de Covid-19. Os testes são importados e foram fornecidos pela Medlevensohn, empresa brasileira de distribuição de produtos e equipamentos médico-hospitalares.

A testagem da empresa para o novo coronavírus foi validada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O exame rápido utiliza uma pequena amostra de sangue, e apresenta resultado em cerca de quinze minutos. A empresa garante que o teste possui confiabilidade de 99,3%, ou seja, de cada 100 casos testados, 99,3 terão um resultado correto.

A SMS destaca que, desde a chegada da doença no município, realiza os testes de RT-PCR (considerado padrão ouro para detecção do novo coronavírus), com encaminhamento para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), e por meio de contrato com laboratórios locais, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

 


[ad_2]
Fonte Prefeitura -> :Fonte Prefeitura